quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ir para o Canadá X Sair do Brasil


Bonjour! Hello!

Hoje eu estava lendo um depoimento do Marcio do blog Andando no Deserto, em uma lista de discussão, sobre os valores da cultura canadense, e então gostaria de abordar um ponto...

Alguns futuros "canadians" tem mais perfil e características de emigrantes do que de imigrantes, e me pego às vezes me identificando como um e outro.
Confuso?
Se não estou enganado, para o Canadá, ao entrarmos no país, somo identificados como imigrantes, e para o Brasil, ao sairmos, somos identificados emigrantes, portanto isso depende do ponto de vista de quem vê!

E daí então veio a discussão que me martela na cabeça... É melhor que nos apeguemos às coisas boas do Canadá como motivação para enfrentarmos o processo de imigração/emigração, e tentarmos esquecer um pouco as coisas ruins do Brasil e aproveitar esses "últimos dias" por aqui, ou utilizar a vergonha e a desgraça daqui como combustível para as nossas forças para nos livrarmos disso tudo?

Sei que não há país perfeito e o Canadá está longe de ser um, mas também ninguém venha me dizer que o Brasil está melhor do que lá, por favor! Respeito a opinião de cada um, assim como os gostos, e como tem gente que não sai do Brasil por "nada nesse mundo", vamos então avaliar as circunstâncias que levam a pessoa a ter essa opinião, pois isso é exatamente o que se chama de MOTIVAÇÃO.

Eu, como administrador, entendo e acredito que ninguém pode motivar ninguém, e sim dar estímulos para que esta pessoa se motive, visto que motivação é algo intrínseco de cada um. Um exemplo clássico é o fato de que dar um aumento para toda a empresa, alguns funcionários se motivarão a trabalhar mais e melhor, enquanto outros não têm como motivação o crescimento financeiro, e sim status, talvez, e em nada mudará suas atitudes. Portanto a motivação está ligada a certos estímulos e condições.

Explico isso pois conheço algumas pessoas que já me recriminaram pelo fato de querer sair do Brasil, e nessas horas eu tento aliviar para quem fica e explico que não estou saindo do Brasil, e sim chegando ao Canadá, uma terra de mais oportunidades, de mais igualdade social, de clima mais frio, de valores educacionais mais sólidos... Notaram que a palavra "mais" sempre aparece?

Isso porque não tem como não comparar com o Brasil, e essa comparação às vezes acho que é na visão do emigrante, que sonha com esse algo a mais do que ele tem ou que poderia ter por aqui.

E isto é também engraçado porque eu pude sentir o choque de ter passado um tempo fora do Brasil, assim como alguns dos que já foram ou estão no processo, e ter recebido outro choque ao voltar e achar que nada aqui presta mas é apenas uma questão de costume e conformismo.

Rafa, minha esposa, às vezes fica apenas imaginando quando eu falo mais ou menos como é por lá, e ela custa a acreditar... Com coisas banais para eles, como deixar a porta do carro destrancada (que foi um dos tópicos comentados na lista juntamente com o Marcio) e ainda por cima como eu vi, que no frio mesmo algumas pessoas param no supermercado para comprar pouca coisa e deixam o carro ligado com a chave dentro por causa do aquecedor e vão às compras para quando voltarem o carro estar quentinho!

Nem preciso ler pensamentos para saber que vocês pensaram que se isso fosse no Brasil o "dono" levava o carro rapidinho...

Pois é... Você gostaria de ir para o Canadá, ou sair do Brasil?

Deus os abençoem!

6 comentários:

vbjoao2@gmail.com disse...

Xandinho,

no fundo da minha humilde sabedoria, como grande apreciador da terra brasilis, creio que o ideal seria:

Nem ir ao Canadá, nem sair do Brasil, mas trazer o Canadá para o Brasil.

(Sonho de uma população massacrada)

Anônimo disse...

Olá! Depois de nove anos como imigrante, tenho a convicção de que Canadá e Brasil têm muito mais semelhanças do que se imagina. Nos dois países, a população tem idéias muito fantasiosas sobre como é a vida no outro país. O Brasil está muito longe de ser o que os canadenses pensam que é - e vice-versa!!! Portanto, nem sonhe, por exemplo, em deixar a porta do carro destrancada. Um amigo meu recém teve o vidro do carro quebrado para o ladrão levar o GPS, em uma grande avenida de Toronto. Felizmente, hoje a internet permite encontrar uma multiplicidade de fontes de pesquisa, que permitem eliminar erros grosseiros de avaliação - mas só a quem se der ao trabalho fazer seu homework.

Dra. Ana Maria Luna Ramalho disse...

Adorei o post de vcs!
Vou passar a acompanhar o blog, ok?
Concordo com todas suas palavras, as motivações de cada um são independentes e para que tudo dê certo e que não haja surpresas quanto mais avaliar as duas realidades, melhor!
Até Montreal,
Ana Luna

Andando no deserto disse...

Rafa,

Você está entrando numa das piores etapas de todo esse processo. A partir do momento que der entrada com seus documentos, definitivamente estará com a cabeça no Canadá e os pés no Brasil. E na medida que se aprofundar nos estudos sobre o Canadá, verá que irá precisar dar uns pulos justamente para tirar os pés do chão, "tirar os pés do Brasil" e se permitir viajar no sonho. Verá que irá sofrer quando seus pés tocar no chão novamente ao retornar do "salto".

Mas Rafa, lhe digo, como pai de 4 filhos, vale a pena!

Que o Senhor nos abençoe!

Dani disse...

Bom, aqui as pessoas tem outra visao de Brasil - e sempre eh na parte animada e festeira!

Em 1 semana em montreal percebiisso. Agora, uma coisa que percebi eh que aqui ninguem fica encarando o outro por ser diferente - e isos eh a melhor coisa do mundo! Aqui as pessoas se respeitam, e eh outra realidade de Brasil. Aqui todo mundo fica com IPods, PSP e afins no metro, a mostra, e pronto. Jornal (gratuitos, so pra constar) aqui sao de coisas do mundo, e nao so de desgraca, como no Brasil. POde ate ter coisa parecida, mas ate entao pra mim sao 2 mundos totalmente diferentes...

Claro que isos tb pode mudar de cidade pra cidade, e de provincia pra provincia. Mas me dei conta de que eu realmente quero morar aqui em Montreal.

Beijos e quando logar no blog vou addiconar vcs no nosso!

Camillo disse...

Acho que a motivação maior de sair do Brasil para ir para outro país, neste caso o Canadá, fica por conta da grande parte das coisas que você citou mesmo.

Muita gente diz que no Canadá também tem violência, claro que tem, Caso contrário não existiria nem delegacia e nem presídio. Mas UMA das motivações para ir pra lá é a possibilidade com que a pessoa pode bater de frente com a violência.

O fato de deixar o carro ligado para fazer compras por exemplo. Eu DUVIDO e isso é matematicamente comprovado, que as chances do seu carro não estar no local onde vc deixou é BEEEEEEEM maior no Brasil do que no Canadá. O fato de vc sair de casa com seu celular, falar com ele na rua sem olhar para trás e conseguir voltar pra casa com ele também.

O lado profissional também pesa muito. Viver ganhando um salário que corresponde com seu trabalho é bem chamativo. É a tal da justiça social, coisa que praticamente não existe aqui no Brasil.

E os filhos?! Educação? Saúde?! Como encarar uma saúde onde deixam um recém-nascido morrer por conta de uma dívida dos pais com o plano de saúde de um pouco mais de R$ 100,00?

Imigrar não é fácil e nem será. Porém será bem mais justo viver do que sobreviver. Colher aquilo que realmente se planta.

Tem mais coisa, mas aqui não é meu blog :P então vo parar pq já escrevi de mais. Peço desculpas ao Rafa por ter falado tanta coisa no seu espaço.

Grande abraço