segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Educanadá, Encontro e ... Multa!!!!

Olá pessoal! Tivemos a oportunidade de ir ao Educanadá em Recife-PE e a primeira impressão foi: "Caramba, como tem gente!..." - Aí ficamos na fila na frente do hotel em que estava acontecendo a feira e quando chegamos na porta do saguão em que pudemos ver a fila dentro tivemos a segunda impressão: "Eita piula! Tem MUITA gente!" - E então imaginei que o "check-in" da feira estava sendo ali no saguão, mas então foi quando me deparei com o motivo da enorme fila que dava voltas e voltas lá dentro que era apenas para pegar o elevador para chegar no andar devido! Bem, logo após cerca de duas horas e meia na fila para entrar no elevador (creio que a sensação que tivemos ao entrarmos no elevador deva ser parecida com pegar o CSQ logo após a entrevista) chegamos à feira e então bastou 3 segundos para olharmos ao redor e acharmos o stand de imigração do Quebec e corremos lá.

Conseguimos tirar algumas dúvidas sobre o processo e depois olhamos alguns
stands, a maioria de High Schools por lá e então fomos a uma das palestras que também não achamos nada demais ou nada além do que qualquer informação que estivesse talvez no site do college que estava sendo apresentado, e então o cansaço bateu e fomos embora. Houve uma certa decepção por achar que tivesse algo a mais no stand da imigração, mas o foco da feira era sobre instituições educacionais, então demos um desconto.

E ontem fomos ao encontro dos futuros imigrantes do Quebec no parque da Jaqueira e achamos super legal por ter sido nosso primeiro encontro e ouvir as experiências dos que já estão com passagem comprada e dos que ainda irão dar entrada no processo, assim como nós. Quem organiza esses encontros é a
Rossana, super gente boa, que por sinal está tão ansiosa com os preparativos que tá até sonhando que no dia da viagem as malas não estavam prontas!

E achando nós que estávamos sozinhos em Caruaru, eis que conhecemos o Mario, que inclusive já está com o CSQ em mãos, e que voltou conosco para Caruaru. Foi muito legal porque durante a viagem pudemos compartilhar experiências e certos sentimentos. Mas o sentimento mais forte que compartilhamos foi a vontade de ir embora por causa dos valores deturpados que existem no brasil e na maioria dos brasileiros, e logo após 5 minutos, fomos parados no posto da polícia rodoviária em Moreno.

O prezado policial solicitou minha documentação, viu que
estava tudo OK, olhou para nós e olhou para o banco de trás, viu o Mario e perguntou se ele estava usando o cinto. Como não estamos acostumados a viajar com um passageiro atrás, nem me lembrei de puxar o cinto de baixo do banco e então o prezado e prestativo policial disse para tirar o cinto e que logo após eu comparecesse lá dentro. (!)

Ao chegar lá, me deparei com ele na frente do computador olhando para minha cara e me informou: "- Vai ter uma multinha..." (nesse momento ele ficou olhando pra mim por uns 5 segundos esperando alguma "reação" minha). E então respondi prontamente: "-Pode multar!"

E então veio o pensamento: "É danado, o cara pára o fusca primeiro por preconceito por achar que todo fusca tem atraso na documentação, e como não tinha achou um problema e esperou por um agrado."

E como vínhamos conversando sobre valores deturpados, é óbvio que eu não iria contribuir para a continuação dessa safadeza, então prefiro pagar a multa. Então o coitado do Mario ficou aperriado por que se achou culpado disso e compareceu lá onde eu estava e tentamos conversar com o prezado e prestativo policial. Perguntei se havia algo errado na documentação, ele negou, e então ele perguntou se tínhamos achado o cinto, e Rafa falou: "Sim senhor, o cinto está lá!"
Então o prezado e prestativo senhor policial encarou minha esposa por 3 segundos com a cara mais séria e carrancuda que ele poderia fazer, então nessa hora meu sangue subiu e deu vontade de dizer a ele que eu também era funcionário público federal assim como ele e trabalhava na Receita Federal, e foi nesse instante que Mario também tomou as dores e colocou a carteira da OAB em cima do balcão. Aí o negócio animou!!!!


O prezado e prestativo policial levantou a voz e disse que não acreditava que tava ouvindo gracejo uma hora daquela, aí eu pedi calma, ele gritou dizendo que tava calmo e quem tava alterado éramos nós, que "a moça" falou ríspidamente com ele, que agora nós estávamos querendo soltar gracejo e então Mario também perdeu a calma e levantamos a voz também, e Rafa: "Senhores, calma! Senhores, por favor!", e então o policial ameaçou prender Mario por desacato, disse que ia ficar com a carteira dele da OAB, pediu até o documento de Rafa e disse que agora ia checar todo o carro! (Tensão no ar. Pensamento coletivo: Fase final de processo, não pode ter nada na ficha de antecedentes. Vamos calar a boca.)


Então eu falei que ele imprimisse logo a multa para eu assinar para poderms ir embora. E depois disso ele perguntou se não queríamos um Brasil melhor, e por isso que ele estava cumprindo com o papel dele.................................. Hahahahahahahahahahahah!
Nos olhamos e sorrimos e comentamos: Sabe o que vínhamos conversando exatamente no carro? Nós não temos mais esperança no Brasil, e por isso estamos indo embora para o Canadá!


No final das contas após mostrar a ele que não tinha nenhum menino ali e que não era por falta de informação que esta falha tinha acontecido, nem ele ficou com a carteira da OAB dele, nem foi checar mais nada no carro e nos liberou.


Resumindo: Não me importo em pagar a multa porque estava errado mesmo, mas o problema foi como o prezado e prestativo policial agiu, esperando um "agrado" e ainda por cima veio dar uma de autoridade moral superior que quer fazer um Brasil melhor! Ah, paciência! Se fosse no Canadá eu pagava a multa com todo orgulho, mas desse jeito? Aí também vou ter que dar uma olhada se o prezado e prestativo policial tem realizado suas declarações de imposto de renda devidamente com o intuito de termos um "Brasil melhor!"


Canadá, não vejo a hora de estar lá!

6 comentários:

Mario Otaviano Jr. disse...

Alexandre e Rafaela,

Prazer em conhecê-los!!

Alexandre .... Espero que a essa altura você já tenha fuçado a ficha do "prezado e prestativo" policial nos arquivos da Receita Federal! Quem sabe não tenha alguma irreguladidade na DIRF dele e assim ele caia na "malha fina" da Receita?!
kkkkk.... Afinal, ele também é cidadão e paga tributos, além do que, como autoridade, ele deve dar o exemplo nesse sentido também, né não?! :)

Apesar de tudo, o encontro no Parque da Jaqueira foi foi bem legal, pois conheci vocês e fizemos contatos com o pessoal de Recife também.
Que venham os próximos encontros! Mas sem multas, blz?! kkkk....

Brigadão mesmo pela carona! Parabéns pelo Blog!! Que vocês tenham muita coisa legal pra contar aqui daqui pra frente!

Estamos aqui pra ajudar no que puder nessa caminhada rumo ao Canadá!

Abração e boa sorte a vocês dois!

La Petite Mouche disse...

Não acredito!!! kkkkk! praticamente uma comédia! de qualquer forma, deu tudo certinho no final! :) Ao menos foi ótimo conhecer novas pessoas e fazer amizades!
Bjo grande p/ vcs!
:)

José Almeida e Lúcia disse...

POis é cara, mais uma motivação para vocÊs irem embora logo, infelizmente esse Brasil não tem jeito. Foi legal conhecer vocês, pena que não tivemos oportunidades de bater um papo, mais outras oportunidades virão.

Rossana disse...

OH MY GOD!! QUanta confusão!! Ufa! Que bom que deu tudo certo!!
Hilário isso, né?
Por isso que to fugindo daqui!! affe!!

Vamos marcar outros encontros!

Edinaldo Junior disse...

keyboard cat

Anônimo disse...

Oi gente como não tenho mais coragem de tentar escrever um blog sou a anônima dos comentários, pra vocês saberem quem foi, sou Carol que também estava na Jaqueira, bom mas o comentário é só pra falar que foi muito bom conhecer vocês de Caruaru, inclusive o Mário com quem conversei mais por causa da profissão...essa do guarda nem precisa comentar né...que horror...enfim beijão pra todos e esperamos vocês nos próximos encontros!