quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Por onde começar?

Após tomar a decisão de imigrar para o Canadá, várias, eu diria inúmeras, e muitas e muitas coisas passam pela sua cabeça, assim como vem passando pela nossa, como qual a melhor cidade para morar, onde arrumar emprego, se vale a pena mudar de profissão por lá, como alugar uma casa/apartamento, passagens aéreas, documentos, idiomas, dinheiro, família, visto, entrevista, consulado, passaporte, neve... (eu disse que são muitas! e olhe que tem muito mais!)

Mas a principal pergunta é: Por onde começar?

Conhecemos várias pessoas que já passaram pelo processo de imigração, que já estão no Canadá, que ainda estão no processo mas que estão arrumando as malas para ir, e os que iniciaram o processo agora e também o grupo em que nos incluimos, os que ainda irão dar entrada nos seus processos. Várias dessas pessoas estão nessa lista do lado direito com seus blogs, caso queiram conhecê-los um pouco mais e suas experiências.

Se você chegou até aqui e se enquadra nesse grupo de que irão iniciar o processo de imigração para o Canadá, segue aqui a resposta de forma bem simplificada para a grande pergunta...

Em primeiro lugar, se você ainda não fez o teste para saber se você e sua família estão aptos a imigrarem com o visto de residentes permanentes, o que indica que terão todos os direitos de qualquer cidadão canadense, exceto o de votar, você deve clicar nesse link abaixo e fazer o teste. É rápido e prático, e ao final o resultado indicará se você tem o perfil desejado para a imigração.

1 - Teste de Avaliação Preliminar (Apenas em inglês ou francês)

Se seu resultado foi positivo e ele informa que você deve aplicar para o processo, vá em frente e siga para o passo número 2, se não, não desanime, refaça o teste com algumas simulações de um nível de francês/inglês melhor, um curso técnico ou superior que esteja cursando e finalizando em breve, daí então quando achar o resultado positivo verá no que precisa melhorar e conseguir antes de iniciar o processo e enviar os formulários.

Conseguiu a pontuação necessária? Vamos então ao checklist de documentos para iniciar o processo.


Nesse checklist há várias informações que podem responder às suas dúvidas ao responder o teste preliminar, dentre outras dúvidas do que é preciso para enviar junto com os formulários.
Depois de juntar a papelada toda, não pode esquecer de que seu cartão de crédito internacional deve ter limite suficiente para debitar as taxas de abertura do processo que são:

Trabalhador permanente
CAD $
Requisitante principal
390 $
Cônjuge*
150 $
Para cada filho a seu encargo
150 $


Após isso você deverá receber a primeira e tão sonhada carta do consulado informando que seu processo foi iniciado e que em breve irão convocar você(s) para uma entrevista.

A partir daí já não é mais por onde você deve começar, e sim, como se preparar... Ou seja, assunto para outro post! :D

Enquanto isso vamos estudando francês!
E juntando papel pra dar início ao nosso processo.

Abraços e até logo!

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde meu povo! Sou de Caruaru-PE como vocês, porém já fazem dois anos desde que passei a viver em Castelo-ES. Curiosamente achei seu blog, coisa ao acaso, uma coincidência enorme! Como ia dizendo, também nasceu em meu coração o desejo de viver no Canadá, pretendo passar pelo processo federal. Iniciei este mês os preparativos... Boa sorte para todos nós! Que em Deus sejamos vencedores. Forte abraço!

edgar.damasceno@hotmail.com

Diário Canadá Brasil disse...

Olá,
encontrei vcs tbm por acaso. Bem, acho que o primordial no início é estudar, estudar e estudar francês.
Temos um professor particular aqui em Recife. Ele é do Canadá quebequois, tem sido muito bom pq temos estudado o frances de quebec, além disso ele tem nos dado muitas dicas sobre o Canadá.

Visitem o nosso blog, tenho colocado lá muitas informações essencias no processo de imigração.
Sorte pra vcs!

http://diariocanadabrasil.blogspot.com

Patitando disse...

Oi Rafa e Xande, estou respondendo por aqui porque estou no trabalho agora...

Nós estamos aguardando o pedido de exames médicos e queremos ir em junho. Escolhemos Gatineu por ser uma cidade pequena e com uma boa qualidade de vida. A proximidade com Ottawa tb nos atrai, porque também falamos inglês (na verdade, melhor que francês). Eu sou publicitária e meu marido (aplicante princial) é analista de sistemas.

Espero que possam dar entrada no processo logo!

Se precisarem de alguma ajuda é só avisar.

Abraço!